quinta-feira, 31 de março de 2011

Redesenhar cursos

Gostaria de partilhar com todos o site The National Center for Academic Transformation. Esta organização americana ajuda as universidades a "redesenhar" cursos. Como? Promovendo a utilização das tecnologias da informação no processo de ensino-aprendizagem. Com que resultados? Melhoria dos resultados da aprendizagem dos estudantes e redução dos custos, principalmente em cursos com muitos alunos.

Aprender nas redes sociais

O seminário deste ano da TecMinho na Qualific@ é sobre "Aprender nas redes sociais: ampliar e colaborar". É no dia 1 de Abril na Exponor mas haverá gravação em vídeo que irá ser disponibilizada depois. Estaremos atentos para colocar aqui o link.

educast@fccn

A UBI é uma das 5 instituições a nível nacional que integra o projecto EDUcast promovido pela FCCN e que visa a construção de um repositório de conteúdos educativos que poderão ser utilizados por todas as instituições de ensino superior. Esta é uma ferramenta muito importante que está à nossa disposição para construção e difusão de conteúdos. Para nos dar mais informação sobre este projecto, o Mestre Rui Costa irá fazer uma apresentação no final do próximo Seminário Learn@UBI que se realiza no próximo dia 4 de Abril nas Engenharias.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Qual o desafio que abre a porta da competitividade?

Qual o desafio que abre a porta da competitividade?

Numa tentativa de organizar as ideias propostas, pareceu desde logo evidente que a resposta não poderia ser simples… Uma das questões levantadas, por exemplo, passou pelo tipo de contexto ou ambiente ao qual nos reportamos para a exploração do tema.

Ainda assim, as respostas foram organizadas em dois grandes eixos:

- PARA a competitividade, contribuem factores como: inovação, conhecimento (ciência, tecnologia,…), criatividade, eficácia;

- A porta DA competitividade poderá ser aberta por vários desafios, sempre dependendo de quais são as necessidades/objectivos em causa. Entre as várias “chaves” para essa porta, destacaram-se ideias como: desenvolvimento, adaptação, melhoria, economia de mercado, sustentabilidade, sucesso, bem comum.

quinta-feira, 24 de março de 2011

É possível aprendizagem sem mudança?

As opiniões referem que ‘Sim’ embora as opiniões estejam divididas entre ‘desde que exista tempo’ e ‘se faça uma mudança repentina’.

Para que se verifique a mudança são necessários factores como:

Ø Motivação;

Ø Espírito aberto à mudança;

Ø Modelo utilizado de ensino/aprendizagem esteja testado.

Uma questão tem a ver com a natureza da ‘mudança’. Refere-se aos tutores/docentes e/ou aos alunos? Refere-se só às ferramentas informáticas? Ou também aos materiais pedagógicos?

terça-feira, 15 de março de 2011

Vamos fazer o que ainda não foi feito...

Não fazemos futurologia…



mas ouvimos as pessoas e é com elas que trabalhamos as soluções?


Se pretende viver momentos de aprendizagem não formal e informal em que são usadas metodologias abertas de reunião e de trabalho de grupo.


Participe no Seminário


23.03.2011
Universidade da Beira Interior
Covilhã | Portugal

Para além da
Apresentação de convidados com exemplos específicos de utilização das tecnologias na aprendizagem é intenção proporcionar a interacção para reflexão com stakeholders convidados.

PARTICIPA!!!