As instituições de ensino superior enfrentam o desafio de preparar os seus estudantes com as competências adequadas à sua inserção num mercado de trabalho em mudança e cada vez mais competitivo, tecnologicamente evoluído, ao mesmo tempo tornando-os cidadão activos, responsáveis e interventivos.(Isabel Neto. Pró-Reitora e Coordenadora do projecto)
quinta-feira, 31 de março de 2011
Redesenhar cursos
Aprender nas redes sociais
educast@fccn
segunda-feira, 28 de março de 2011
sexta-feira, 25 de março de 2011
Qual o desafio que abre a porta da competitividade?
Qual o desafio que abre a porta da competitividade?
Numa tentativa de organizar as ideias propostas, pareceu desde logo evidente que a resposta não poderia ser simples… Uma das questões levantadas, por exemplo, passou pelo tipo de contexto ou ambiente ao qual nos reportamos para a exploração do tema.
Ainda assim, as respostas foram organizadas em dois grandes eixos:
- PARA a competitividade, contribuem factores como: inovação, conhecimento (ciência, tecnologia,…), criatividade, eficácia;
- A porta DA competitividade poderá ser aberta por vários desafios, sempre dependendo de quais são as necessidades/objectivos em causa. Entre as várias “chaves” para essa porta, destacaram-se ideias como: desenvolvimento, adaptação, melhoria, economia de mercado, sustentabilidade, sucesso, bem comum.
quinta-feira, 24 de março de 2011
É possível aprendizagem sem mudança?
As opiniões referem que ‘Sim’ embora as opiniões estejam divididas entre ‘desde que exista tempo’ e ‘se faça uma mudança repentina’.
Para que se verifique a mudança são necessários factores como:
Ø Motivação;
Ø Espírito aberto à mudança;
Ø Modelo utilizado de ensino/aprendizagem esteja testado.
Uma questão tem a ver com a natureza da ‘mudança’. Refere-se aos tutores/docentes e/ou aos alunos? Refere-se só às ferramentas informáticas? Ou também aos materiais pedagógicos?
terça-feira, 22 de março de 2011
terça-feira, 15 de março de 2011
Vamos fazer o que ainda não foi feito...
mas ouvimos as pessoas e é com elas que trabalhamos as soluções?
Se pretende viver momentos de aprendizagem não formal e informal em que são usadas metodologias abertas de reunião e de trabalho de grupo.
Participe no Seminário
23.03.2011
Para além da
Apresentação de convidados com exemplos específicos de utilização das tecnologias na aprendizagem é intenção proporcionar a interacção para reflexão com stakeholders convidados.
PARTICIPA!!!


