As instituições de ensino superior enfrentam o desafio de preparar os seus estudantes com as competências adequadas à sua inserção num mercado de trabalho em mudança e cada vez mais competitivo, tecnologicamente evoluído, ao mesmo tempo tornando-os cidadão activos, responsáveis e interventivos.(Isabel Neto. Pró-Reitora e Coordenadora do projecto)
quinta-feira, 31 de março de 2011
Redesenhar cursos
Gostaria de partilhar com todos o site The National Center for Academic Transformation. Esta organização americana ajuda as universidades a "redesenhar" cursos. Como? Promovendo a utilização das tecnologias da informação no processo de ensino-aprendizagem. Com que resultados? Melhoria dos resultados da aprendizagem dos estudantes e redução dos custos, principalmente em cursos com muitos alunos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Parece-me um caminho necessário e irreversível, apesar dos receios que pode causar. É necessário atacar o problema de frente e fazer passar a mensagem que a maioria dos cursos não estão ajustados às necessidades dos alunos. A maior parte deles, quando ingressam no ensino superior, vêm dotados de aptidões tecnológicas, não necessariamente adquiridas no ensino secundário, que resultam do convívio regular com a tecnologia (laptops, telemóveis, iPad, leitores de música e consolas de jogos). O convívio é feito nas redes sociais, as dúvidas são tiradas nos Wikis, onde também podem acrescentar informação, e em chats, a informação é absorvida em jornais, revistas e rádios on-line, onde podem comentar as notícias, ou em Podcasts.
ResponderEliminarOu seja, a “…melhoria dos resultados da aprendizagem dos estudantes…” que refere pode ser potenciada através da utilização integrada de plataformas de gestão de conteúdos (p.e. BlackBoard) e aplicações da Web 2.0.
A. Albuquerque